Como Funciona o detector de curtos
O Detector de curtos Versão 3.0 funciona da seguinte forma:
- Ligue a chave on - off
- Faça a calibração do aparelho juntando as ponteiras e espere até bipar, depois solte, então o aparelho estará pronto para uso.
- dentifique se existe um curto na placa usando um multímetro digital. Se confirmar que há um curto na placa, use o detector de curtos medindo pelos capacitores.
- Os capacitores são responsáveis por 90% dos defeitos nas placas eletrônicas.
- Os capacitores SMDs tem vários outros capacitores dentro da sua construção , fechados com os contatos nas suas extremidades e é por isso que temos curtos totais, ou fugas nos capacitores, o que dificulta serem encontrados na placa eletrônica com ferramentas comuns.
- A medição é sempre feita direto nos capacitores.
- NÃO COLOQUE A PONTEIRA PRETA NO ATERRAMENTO E A POSITIVA NO CAPACITOR, isso vai gerar uma falsa analise, pois você vai medir a resistência ôhmica das trilhas também!
- Procure sempre pelo menor valor de sua resistência ôhmica, medindo diretamente no capacitor.
- Encontrando o menor valor, retire o componente e verifique se o curto acabou. Se terminou o curto, substitua o componente defeituoso e faça uma nova analise. Confirmando que não existem mais curtos, sua placa foi reparada com sucesso!
- Caso o curto continue onde você retirou o capacitor, significa que o curto continua na linha e será necessário que se faça uma nova analise . Normalmente quando isso acontece, é porque o curto esta em outro componente. Pode ser Mosfet, transistores, PWMs, Chipset, Cis, PCH, processadores , memórias.
Qualquer dúvida entre em contato pelo whats app - (35)997632886 Obrigado por adquirir nosso produto.
Estamos sempre inovando para facilitar a vida dos técnicos na bancada Atenciosamente, Célio Rocha.